Criação de Fundações: Um guia prático baseado em experiências na África, Ásia e America Latina

By A. Scott DuPree e David Winder com Cristina Parnetti, Chandni Prasad e Shari Turitz

Abstract

Todas as vezes em que uma fundação de financiamento de projetos sociais é criada, o desafio exige criatividade suficiente para, muitas vezes, "reinventar a roda" e um grande investimento de tempo e recursos por parte das pessoas e organizações engajadas. Quando os funcionários, o conselho e/ou os fundadores têm acesso a informações sobre práticas e estratégias que deram resultado em outras organizações, eles podem aproveitar essa experiência para aumentar suas chances de sucesso. Com essa finalidade, este guia busca ser uma ferramenta para partilhar informações e experiências entre organizações, de modo a ajudar os militantes a fortalecerem suas próprias organizações. O guia apresenta experiências e materiais reais de fundações do mundo todo, extraídas de duas fontes principais:

  • Material de primeira mão de fundações de financiamento de projetos sociais do Hemisfério Sul, como declarações de missão, planos estratégicos, descrições de cargos, material do conselho e estudos de caso
  • Pesquisas e estudos complementares sobre fundações, incluindo a série do Synergos de estudos de casos de fundações da África, Ásia e América Latina.