Captando Recursos de Indivíduos e do Público em Geral

Esta seção discute como as fundações desenvolveram a capacidade de mobilizar contribuições dos indivíduos e do publico em geral.

  • Exemplo 1: Mala direta, eventos e InternetChild Relief and You (Índia)

    Resumo

    • Os indivíduos que fazem parte da rede da fundação podem ajudar a atingir novos pÙblicos. A Abrinq e a CRY começaram envolvendo pessoas que próximas aos fundadores e que estavam motivadas pela chance de realmente fazer diferença. Esse nÙcleo de indivíduos trouxe idéias e associações com novas pessoas. À medida que a rede crescia, cada fundação começou a experimentar novas abordagens, sempre voltando aos seus patrocinadores de longo prazo e reforçando seu relacionamento com eles. Os especialistas em marketing, sejam voluntários ou contratados, são essenciais para que a fundação consiga atingir um pÙblico mais amplo. O bom conhecimento de marketing ajudou essas fundações a ir além da rede de colaboradores individuais e a enviar uma mensagem mais consistente ao pÙblico. Isso as ajudou também a atingir as metas de ampliar a conscientização do pÙblico e a credibilidade de seus beneficiários-parceiros. Os relatórios de acompanhamento, as cartas de agradecimento, a publicidade e os eventos estimulam as pessoas a continuarem a fazer doações e as mantêm ligadas às causas apoiadas pela fundação. Tanto a Abrinq quanto a CRY investem tempo e energia em manter contato com seus doadores e amigos através de uma variedade de meios. Esses contatos mantêm os membros de sua rede envolvidos com o trabalho e os encoraja a contribuir. Eles fazem também com que os colaboradores tenham certeza de que as fundações são responsáveis pelas contribuições que recebem e transparentes em relação à forma como atingem suas metas. Os serviços de profissionais e especialistas voluntários são recursos que não devem ser subestimados. As doações de artistas e outros profissionais têm sido a chave do sucesso de muitas iniciativas dessas fundações. A Abrinq também teve sucesso com programas que vinculam profissionais (dentistas e médicos) diretamente às crianças necessitadas.
  • Exemplo 2: Associados, adoção financeira, voluntários
    Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (Brasil))
      • Programas de afiliação (como, por exemplo, o Amigos da CRY)
      • Prêmios
      • Mala direta
      • Captação de recursos no exterior
      • Eventos pÙblicos
      • Internet
      • Programas de voluntaries.

    Como os indivíduos podem contribuir?

    Promover e estimular uma cultura local de doação é uma prioridade de muitas fundações doadoras. Através dessa iniciativa, as fundações podem angariar contribuições locais e envolver as pessoas na solução de seus próprios problemas e daqueles enfrentados por seus vizinhos e por outras comunidades do país. As contribuições individuais podem ir além do dinheiro e incluir tempo, idéias, trabalho e a ação política. A Child Relief and You (CRY), por exemplo, obtém mais de um terço de sua receita através de contribuições individuais e tem motivado milhares de pessoas a se envolverem diretamente.

    Tanto para a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança quanto para a CRY, mobilizar recursos individuais e do pÙblico em geral é essencial para alcançar os objetivos programáticos. Elas vêem a si próprias como um canal de expressão para uma energia acumulada. Os efeitos de envolver as pessoas e conscientizá-las sobre as formas como podem contribuir para a sociedade vão além dos dólares e centavos que a fundação angaria e usa para promover o bem comum.

    Por que as pessoas fazem doações às fundações?

    Os motivos pelos quais as pessoas doam estão, é claro, relacionados a quem são essas pessoas e podem variar radicalmente segundo seus contextos culturais e econômicos. Atingir o pÙblico certo e fornecer a ele os meios adequados para responder e se envolver é parte do desafio. As fundações, em particular, estão em uma posição privilegiada para oferecer aos indivíduos a oportunidade de participar mais das soluções dos problemas com os quais se preocupam canalizando seus fundos para iniciativas sólidas. Através dessa abordagem, a Abrinq e a CRY vêm oferecendo às pessoas a oportunidade de fazer diferença nas vidas das crianças pobres.

    Nenhuma dessas fundações concentra suas iniciativas exclusivamente nas pessoas mais ricas da sociedade. De posse de um apanhado de níveis de doação e tipos de atividades, elas criaram uma rede de colaboradores de várias classes econômicas e profissões.

    As fundações também podem ser um destino atraente para as doações porque as pessoas querem ter certeza de que seu dinheiro será gasto com sabedoria e que não será desviado de seus fins. As fundações têm maior probabilidade de conquistar o apoio do pÙblico se demonstrarem excelência na prestação de contas sobre o uso dos fundos e na criação e manutenção de sólidos sistemas de monitoramento e avaliação através de seus procedimentos internos. As deduções tributárias, nos casos em que há leis para promover as atividades filantrópicas, também podem estimular um indivíduo a fazer uma doação.

    As duas fundações analisadas neste capítulo estão comprometidas com a causa da infância, que claramente tem um apelo emocional direto para muitas pessoas. Outras fundações e organizações ao redor do mundo vêm demonstrando que as pessoas fazem doações para uma ampla gama de causas, dependendo de seus próprios compromissos. Dentre elas estão as causas relacionadas ao meio ambiente, à saÙde, ao desenvolvimento comunitário, à educação, aos esportes, às artes e à cultura, entre outras.

    Como as fundações chegam até as pessoas?

    As fundações têm usado uma série de abordagens para atingir as pessoas. Nada é tão poderoso quanto o contato direto com um voluntário ou com um membro do Conselho. As pessoas respondem a solicitações de pessoas, não de organizações abstratas, e é mais provável que elas confiem em alguém que conheçam. Muitas das abordagens discutidas aqui se baseiam nesse tipo de contato corpo a corpo, apoiando-os através de programas concretos e de informação e divulgação oportunas sobre valores, estratégias e programas da fundação. Tanto a Abrinq quanto a CRY implementaram métodos de captação de recursos que se relacionam com seus programas, tornando-se assim parte fundamental de suas atividades. As abordagens discutidas nos exemplos a seguir são: