Apoiando Programas de Geração de Renda

Esta seção se concentra em fundações que desenvolveram formas inovadoras de apoiar programas locais de geração de empregos e renda através de uma combinação de doações, empréstimos e capital de risco.

  • Exemplo 1: Capital de Risco, assistência técnica e crédito
    Fundación Esquel Ecuador
  • Exemplo 2: Fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas
    Fundación Corona (Colômbia)
  • Exemplo 3: Dando prioridade a outros instrumentos financeiros que não doações
    Foundation for a Sustainable Society, Inc. (Filipinas)

Várias fundações têm como finalidade promover o progresso econômico das comunidades de baixa renda. Com essa finalidade, elas vêm buscando novas opções econômicas para os pobres e desenvolvendo estratégias que trabalham com doações e com outras alternativas.

Como gerar novas opções econômicas?

     Resumo

  • Cada vez mais as fundações estão explorando novas maneiras de estimular a capacitação econômica das comunidades de baixa renda. O uso de opções como a provisão de crédito e capital para micro, pequenas e médias empresas pode permitir que as fundações que se concentram na capacitação econômica atinjam mais beneficiários e ampliem seu impacto. Esses programas podem ser administrados internamente ou implementados através de doações ou empréstimos a instituições de crédito.
  • Essas fundações que administram diretamente crédito, capital de risco ou programas de garantia de empréstimo precisam reconhecer o risco envolvido. As fundações que optam por essa abordagem precisam que sua equipe, conselho e consultores possuam conhecimento adequado para reduzir esse risco. A administração desses programas requer habilidades especiais em áreas como a seleção de créditos e de beneficiários do capital. Essas decisões envolvem a avaliação da lucratividade do negócio e dos riscos ambientais e sociais. Também é aconselhável desenvolver convênios de compartilhamento de risco com outras instituições de crédito, tanto pÙblicas quanto privadas.
  • Outra opção para as fundações é concentrar suas energias no fortalecimento das instituições de crédito existentes. Nessa abordagem, as fundações identificam as instituições de crédito e empréstimo com maior potencial para oferecer um serviço eficaz aos tomadores de empréstimo e fornecer a eles o apoio técnico e financeiro de que necessitam. Como parte do suporte técnico, elas podem ligar essas instituições a outras fontes de financiamento e conhecimento. Em alguns casos, elas também apóiam a disponibilização e a melhoria da qualidade de treinamento administrativo para pequenas empresas em instituições educacionais, empresas e ONGs.

As fundações desenvolveram uma ampla gama de estratégias de programas. Algumas optaram por oferecer serviços financeiros diretamente a micro e pequenas empresas comunitárias (freqüentemente em parceria com outras instituições). Esse apoio inclui doações, empréstimos e participações. Ele geralmente incorpora o fornecimento de assistência técnica como um elemento essencial. A Fundación Esquel Ecuador (FEE) optou por esse tipo de intervenção de programa.

Outras fundações decidem concentrar seu programa no aumento da eficácia das instituições especializadas em prover serviços financeiros e/ou na determinação da política e prática de campo. A Corona é um exemplo dessa abordagem.

Como em outras áreas de programas, as fundações identificam os setores em que podem contribuir e obter o maior impacto com seus recursos. O exemplo da Foundation for a Sustainable Society, Inc. (FSSI) mostra que através de parcerias com as principais instituições financeiras ela foi capaz de obter recursos adicionais e aumentar o alcance e a qualidade de outros programas. Algumas fundações como a FSSI optam quase que exclusivamente pelo uso de empréstimos e de capital social de risco em oposição a doações, pois desejam promover o espírito empreendedor e recuperar seus investimentos. Essa estratégia permite que elas beneficiem um maior nÙmero de empresas.