Video: Colaboração: 7 insights sobre o trabalho de superação de diferenças

Enfrentamos, no mundo contemporâneo, problemas complexos que demandam abordagens colaborativas. Sabemos que o trabalho colaborativo de superação de diferenças gera mais e melhores soluções do que o trabalho feito por uma pessoa só.

Mas a colaboração verdadeira é difícil. Mesmo com as melhores intenções, fazer com que atores - de diversos graus de poder, com perspectivas e interesses diferentes ou até divergentes - trabalhem juntos é difícil.

Chong-Lim Lee compartilha 7 insights sobre a criação de um colaboração bem-sucedida, usando como base os nossos 30 anos de conhecimento e experiência.

Transcrição em Português

Colaboração.

É uma das palavras mais usados no mundo dos negócios, no governo, na filantropia e no setor social.

E por um bom motivo.

O nosso mundo enfrenta problemas que demandam uma abordagem colaborativa.

E sabemos que, trabalhando juntos para superar diferenças, podemos encontrar mais e melhores soluções do que trabalhando sozinhos.

Mas a colaboração verdadeira é difícil.

Mesmo com as melhores intenções, fazer com que atores - de diversos graus de poder, com perspectivas e interesses diferentes ou até divergentes - trabalhem juntos é difícil.

Olá, sou Chong-Lim Lee, da Synergos, uma organização mundial que ajuda a solucionar questões complexas ao redor do mundo, promovendo o que chamamos de bridging leadership.

O bridging leadership objetiva criar colaborações efetivas através da construção de confiança.

Gostaria de compartilhar com vocês 7 insights sobre a criação de um colaboração bem-sucedida, usando como base os nossos nossos mais de 30 anos de conhecimento da Synergos.

Primeiro: engaje-se com as pessoas que são foram mais afetadas.

Trabalhe desde o início com as pessoas que você pretende ajudar através da sua colaboração.

Elas estão mais próximas ao problema e têm perspectivas valiosas sobre o que está realmente acontecendo.

Isso requer que você preste muita atenção às questões de poder.

Segundo: construa confiança desde o início.

Invista tempo e energia de antemão para construir um entendimento compartilhado entre todos os seus parceiros.

A confiança é o coração de qualquer colaboração bem-sucedida.

Tire um tempo para mapear todos os stakeholders envolvidos e faça com que eles se relacionem.

Desenvolva uma visão compartilhada baseada em valores fundamentais e objetivos de longo prazo.

Uma visão compartilhada, enraizada na confiança, é essencial para transformar uma colaboração transacional em uma colaboração transformativa.

Incorpore práticas reflexivas.

As práticas de reflexão pessoal podem ser uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a se conectarem com os seus objetivos e aprofundar a sua capacidade de confiança.

Chamamos isso de trabalho interno - pode ser usado tanto em grupo quanto individualmente.

O trabalho interno pode incluir diários, passeios-diálogos e retiros na natureza.

O próximo insight para construção de uma colaboração efetiva: use o pensamento sistêmico.

Uma única pessoa nunca consegue ver o problema inteiro. O pensamento sistêmico consiste em analisar um problema de maneira holística e dedicar o seu tempo a incorporação de diversas perspectivas para descobrir as causas-raiz do problema.

Para fazer isso, usamos processos coletivos de aprendizagem experimental.

Pense grande, mas comece pequeno.

Embora seja essencial criar uma visão de larga escala, você deve começar dando passos pequenos.

Teste ideias com protótipos e projetos piloto. Esteja disposto a abandonar ou modificar abordagens que não funcionam.

Só então aumente a escala do projeto.

Trabalhe em diversos níveis simultaneamente.

Criar mudanças abrangentes muitas vezes requer um trabalho em diversos níveis; do macro, envolvendo os principais líderes e políticas, ao micro, trabalhando com pessoas que são diretamente afetadas pelo problema o com quem aqueles que lhes prestam serviços.

Mude as estruturas institucionais.

Às vezes precisamos melhorar as instituições ou mudar a relação entre elas para poder inovar, liberar recursos ou fornecer serviços com mais eficiência.

Essas mudanças são essências para lidar com os desequilíbrios de poder.

Vejamos um exemplo do poder da colaboração, na Nigéria, onde a Synergos está ajudando a transformar a agricultura para beneficiar pequenos produtores, melhorar a nutrição e fortalecer o emprego e a economia da região.

Um dos maiores medos dos pequenos produtores de mandioca no estado de Kogi é que suas plantações, cultivadas a duras custas, apodreçam - um acontecimento muito comum quando o relacionamento entre compradores e produtores não é confiável.

A Synergos ajudou a mediar conversas entre agricultores locais e uma grande empresa de processamento agrícola.

Convidamos funcionários da empresa a visitar as fazendas e mediamos conversas para construir um entendimento entre a empresa e os líderes de um grupo de agricultores.

Ajudamos a construir confiança.

O resultado foi um contrato inédito, através do qual a empresa se comprometeu a comprar mandioca desse grupo de agricultores.

A empresa também concordou em oferecer treinamentos, crédito e tecnologias, além de construir uma nova planta local de processamento de mandioca. A planta de processamento foi um investimento que sinalizou um compromisso com uma parceria duradoura.

A interação entre eles nem sempre foi fácil. Desentendimentos e mal-entendidos sobre preços, além de atrasos na construção da nova planta, quase acabaram com a parceria.

Mas, desenvolvendo o empreendimento através da confiança e do diálogo contínuo, os agricultores e a empresa conseguiram trabalhar juntos.

A colaboração não soluciona todos os problemas. Mesmo em circunstâncias ideais, é algo que leva tempo para se instaurar. Mas, para unir líderes, a colaboração tem o poder de gerar um impacto positivo e duradouro.

<