Video: Bridging Leadership: a construção da confiança e a articulação de ações coletivas

O bridging leadership, ou a liderança que promove pontes, é a habilidade de construir confiança para promover ações coletivas. Ela é necessária para lidar com situações diversas e complexas, seja na resolução ou mediação de conflitos ou na criação de um alinhamento entre diversos stakeholders em torno de um único objetivo, gerando resultados melhores e mais efetivos.

O CEO da Synergos, Henri van Eeghen, nos dá uma visão geral do que é o bridging leadership - representativo de uma mudança de paradigma na maneira em que abordamos a liderança: um distanciamento das tomadas de decisão menos inclusivas que por muito tempo dominaram a história da humanidade. Um distanciamento do ego, da hierarquia, e do medo, rumo a um mundo construído através da confiança.

Transcrição em Português

Vivemos em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

Essa interconectividade trouxe mudanças aceleradas, além de progresso, para muitas áreas.

Mas isso quer dizer que há, também, maior necessidade de criar confiança, tendo em vista que pessoas e instituições ao redor do mundo interagem entre si de novas maneiras.

Em muitos lugares do mundo, estamos perdendo a confiança.

E talvez você também tenha percebido que estamos nos tornado cada vez mais polarizados. Para muitos, o medo tornou-se comum, e estamos vendo um aumento nos níveis de conflito ao redor do mundo.

De fato, a continuidade do nosso progresso - talvez até a nossa sobrevivência - requer que fechemos o vão criado pela falta de confiança.

Olá, sou Henri Eeghen, CEO da Synergos, uma organização mundial que ajuda a solucionar questões complexas, promovendo uma liderança que constrói confiança e articula ações coletivas.

Chamamos isso de bridging leadership, ou liderança que promove pontes, e acreditamos que há uma grande demanda por esse tipo de liderança - agora mais que nunca.

O bridging leadership é necessário para lidar com diversos tipos de situações complexas, seja para solucionar algum conflito ou apenas para criar um alinhamento entre diversos stakeholders em torno de um único objetivo, gerando resultados mais efetivos.

Representa uma mudança de paradigma na forma em que abordamos a liderança: um distanciamento das tomadas de decisão menos inclusivas que por muito tempo dominaram a história da humanidade.

Um distanciamento do ego, da hierarquia, e do medo.

Com a bridging leadership, vemos uma mudança clara na maneira em que líderes atuam...

De comandante e controlador...

...a facilitador e engajador.

De alguém que é dono do problema e da solução...

...a alguém que compartilha a responsabilidade com todos.

De alguém que tem todas as respostas...

... a alguém que cria as condições certas para que as respostas possam surgir.

De alguém que é a única fonte de inteligência...

... a alguém que promove o conhecimento coletivo.

De alguém que monopoliza o poder...

...a alguém que distribui o poder, desenvolvendo novas soluções.

O bridging leadership, reforça a si mesmo - começa com a confiança, e constrói mais confiança.

Na Synergos, construímos o bridging leadership em três níveis:

No nível individual, ajudamos as pessoas a aprimorar suas habilidades para promover uma colaboração verdadeira, superando, assim, suas diferenças.

Construímos também o bridging leadership no nível institucional.

Assim como indivíduos, organizações podem incorporar características do bridging leadership para facilitar parcerias que superam diferenças, objetivando a melhoria social.

Instutuições de bridging leadership existem em todos os setores, tanto nos setores privados quanto na sociedade civil e no governo.

Também usamos o bridging leadership como uma ferramenta para criar processos de transformação ou transição.

Tanto dentro de, quanto entre, organizações e comunidades.

O bridging leadership também pode ser usado para estruturar outras ações, desde workshops a programas que podem durar anos.

Ser um bridging leader requer confiança emocional e humildade.

Significa não julgar alguém à primeira vista, e respeitar as opiniões e pontos de vista de todos.

Significa ter um entendimento profundo das perspectivas dos outros, mesmo que não concordemos com eles.

 

Significa escutar atentamente, com empatia e autoconsciência.

Significa ser generoso.

O egoísmo nos afasta uns dos outros. A generosidade nos atrai.

Ninguém confia em pessoas que criam relacionamentos unilaterais.

Ser empático e generoso requer um trabalho interno significativo, que é um elemento-chave do bridging leadership promovido pela Synergos.

Por fim, o bridging leadership inclui a habilidade de reunir múltiplas perspectivas para criar uma visão mais completa do problema - chamamos isso de pensamento sistêmico.

Com parceiros ao redor do mundo, apoiamos uma nova geração de líderes e pessoas que promovem transformações sociais e ajudam a enfrentar problemas complexos.

Usamos o bridging leadership para substituir o medo pela confiança. E sabemos que isso funciona.