Estabelecendo Prioridades Estratégicas de Doação

A seção a seguir aborda a questão do estabelecimento de prioridades estratégicas para programas de doação. Ela examina como as fundações têm selecionado as questões e o enfoque geográfico com a finalidade de obter impacto. Ela também explora a questão de como as fundações ajustam seus programas em resposta às novas necessidades e oportunidades.

  • Exemplo 1: Desenvolvendo abordagens novas e inovadoras
    Children and Youth Foundation of the Philippines
  • Exemplo 2: Reconsiderando as prioridades das doações
    Equal Opportunity Foundation (África do Sul)
  • Exemplo 3: Ampliando prioridades em resposta a novas oportunidades e recursos
    Foundation for Higher Education (Colômbia)

Identificando prioridades temáticas e geográficas para programas de doação

    Resumo

  • A avaliação das necessidades pode ajudar as fundações a determinar as prioridades de doação. As fundações obtêm informações valiosas para guiar seu programa de doações a partir de avaliações sistemáticas de necessidades. Elas permitem a identificação de todas as organizações relevantes ativas de um determinado setor, como os de direitos das mulheres, os pontos fracos e fortes de seus respectivos programas e as falhas no fornecimento de serviços. Elas também ajudam as fundações a identificar as melhores formas de apoio ao trabalho daquelas organizações.
  • As fundações precisam estabelecer um enfoque claro de programa por tema e/ou geografia. Para evitar uma dispersão muito ampla de seus recursos e energia, as fundações buscam um enfoque claro para o seu trabalho. As opções são selecionar beneficiários por tema/grupo alvo e/ou localização. No caso da CYFP, das Filipinas, os beneficiários foram selecionados por tema e região, com um enfoque em crianças e jovens carentes das regiões mais pobres e menos favorecidas do país. Mais tarde, o enfoque temático foi limitado a questões como a prevenção do abuso e da exploração de crianças.
  • As prioridades do programa podem ser alteradas em resposta a novas oportunidades e recursos. O caso da FES mostra uma evolução na abrangência do programa, de um enfoque temático e geográfico limitado (apoio ao ensino superior em uma cidade), para um que busca obter impacto em áreas selecionadas das políticas sociais em nível nacional. No processo de expansão do programa, a FES identificou a necessidade de fortalecer os serviços fornecidos pelas organizações sem fins lucrativos existentes e decidiu criar um componente de programa específico para oferecer suporte técnico e financeiro a esse setor. A expansão do programa foi possível devido ao sucesso da fundação em gerar recursos adicionais.
  • O enfoque do programa pode ser alterado como reação a uma transformação macropolítica. Quando ocorrem grandes alterações no ambiente político nacional, como mudanças de governo não democrático para democrático, por exemplo, a fundação talvez deseje reexaminar seu enfoque de programa. A EOF reviu as prioridades de seu programa de doações após a instalação de um governo democrático na África do Sul. Essa mudança política acarretou alterações nas prioridades de financiamento do governo e em uma mudança nas preferências dos doadores estrangeiros. Em resposta a essas mudanças e a uma análise das necessidades atuais das áreas abordadas pelos programas, o conselho da EOF decidiu por novas prioridades de programa em campos menos beneficiados, como a educação de crianças pequenas.

Como uma fundação determina a natureza precisa e a extensão do seu programa de doação? A missão fornece a estrutura geral dos objetivos que a fundação deseja alcançar. O conselho, com o apoio da equipe, determina então como a fundação cumprirá sua missão com os recursos disponíveis ou com os que vai levantar. Às vezes, essa definição é obtida através de um processo de planejamento estratégico que envolve várias combinações de conselho, equipe e consultores externos. Quando a fundação está envolvida em eventos de agregação, eles podem servir de instrumento para identificar necessidades e desafios que não estejam sendo trabalhados no momento.

Algumas etapas da determinação de prioridades estratégicas

A seguir temos algumas das etapas executadas pelas fundações analisadas neste capítulo para determinar suas prioridades estratégicas.

Definir a política da fundação
O conselho e a equipe tomam decisões variadas que definem a política e dão forma ao programa de doações. Duas das decisões fundamentais tomadas pelas fundações analisadas nesta seção foram:

  • Se e até que ponto a fundação executará seus próprios programas e como eles complementarão sua função de doadora
  • Qual é a filosofia e a metodologia por trás das iniciativas de doação da fundação

Avaliação das necessidades
Conduzir uma avaliação das necessidades pode ajudar a fundação a decidir suas questões de prioridade estratégica. As fundações analisadas nesta seção perceberam que uma estratégia que se concentre na abordagem de questões específicas provavelmente terá um impacto maior do que uma estratégia que aborde uma ampla variedade de problemas. Uma avaliação das necessidades pode ajudar a determinar se um programa de doação terá ou não como alvo comunidades específicas como mulheres, crianças, jovens, indígenas, minorias étnicas ou vítimas de violação dos direitos humanos. A avaliação também pode ajudar a determinar as áreas geográficas onde podem estar localizadas as maiores necessidades e oportunidades. Ela pode também examinar como organizações (governamentais e não-governamentais) abordam essas necessidades e que medidas poderiam ser tomadas para aumentar sua eficácia. Finalmente, ela pode tentar fazer um levantamento de futuras áreas carentes e de falhas no fornecimento de serviços existente.

Contínua reavaliação das prioridades do programa
Para a maioria das fundações analisadas nesta seção, avaliar seus programas e seu progresso é parte importante e normal do seu trabalho. Essas avaliações podem apontar pontos fortes e fracos que vão, às vezes, sugerir novas prioridades para a fundação. Quando ocorrem mudanças significativas no panorama político, como a inauguração do governo democrático na África do Sul, as fundações podem reconsiderar as prioridades de seus programas. Foi o caso da Equal Opportunity Foundation (EOF), da África do Sul, que decidiu alterar as prioridades do seu programa devido às mudanças na área de financiamento ao setor sem fins lucrativos que ocorreram após as mudanças políticas. Outras fundações consideram que aumentos significativos em seus fundos disponíveis oferecem oportunidades de expansão do alcance temático e geográfico de seus programas de doação. Esse é o caso da Fundación para la Educación Superior (FES), da Colômbia.