Foundation Building Best Practice: Comunicação e Abrangência

Este capítulo examina as diferentes abordagens adotadas pelas fundações para divulgação e expansão de seus trabalhos.

  • Example 1: Um Plano de Divulgação
    Fundación Esquel Ecuador
  • Example 2: Relatórios de atividades, folhetos e eventos ligados às empresas
    Philippine Business For Social Progress
  • Example 3: Relatórios de atividades e publicações para parceiros da comunidade
    Social Change Assistance Trust (África do Sul)
  • Example 4: Material de conscientização, artigos e eventos
    Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (Brasil)

O que é um Plano de divulgação?

Resumo

  • Uma avaliação dos esforços de divulgação pode ser um bom ponto de partida para se pensar estrategicamente sobre esses esforços e fortalecêlos. Nos estágios iniciais do desenvolvimento de uma instituição, é um desafio freqüente encontrar recursos humanos e financeiros para empreender um esforço de divulgação significativo. Com o passar do tempo, entretanto, a fundação irá provavelmente perceber que investir em divulgação é cada vez mais importante para sua credibilidade. A FEE iniciou seu processo de aprimoramento e aprofundamento de seus esforços de divulgação a partir do resultado de uma avaliação.
  • Peças de divulgação visuais, cartazes, vídeos e eventos podem ajudar a atingir um pÙblico mais amplo, além de poderem ser traduzidos de modo a alcançar diversas clientelas. Além de selecionar uma mídia estratégica para alcançar os beneficiários nas áreas rurais da África do Sul, A Scat divulga seu trabalho em vários dialetos locais do país.
  • Reconhecer conquistas importantes e fazer publicidade em torno delas estimula outros a fazerem o mesmo. A cerimônia anual de premiação da Fundação Abrinq é um exemplo de como reconhecer os esforços que a fundação quer apoiar e promover. Esse reconhecimento social dá credibilidade a esses esforços e promove a conscientização.
  • A divulgação dos comentários e opiniões de pessoas de fora da fundação pode ser uma forma eficaz de demonstrar responsabilidade. A PBSP, por exemplo, inclui o relatório de um avaliador externo de programas no seu relatório anual. A FEE conta sua história através de relatos dos habitantes das áreas rurais e de ativistas sociais de todo o Equador. Além de mostrar que as fundações estão realmente sendo fiéis a seus princípios, esse método de exposição torna a leitura mais envolvente.

Um Plano de divulgação é a forma pela qual uma fundação, através de uma variedade de materiais de divulgação, torna seus objetivos e programas conhecidos a fim de influenciar ações ou obter apoio. Alguns exemplos de materiais de divulgação são:

  • Relatórios de atividades -- registros das realizações da fundação. É comum a publicação anual desse tipo de relatório.
  • Relatórios financeiros -- registros de como a fundação gasta seu dinheiro. Os relatórios auditados são aqueles revistos por um auditor externo.
  • Folhetos - geralmente fornecem informações básicas sobre os trabalhos da fundação e sobre como contatála.
  • Diretrizes para os candidatos -- informam os procedimentos para candidatura e as prioridades e restrições específicas da fundação em relação às doações que faz.
  • Notícias e artigos de opinião -- podem ser divulgados na mídia local para influenciar a opinião pÙblica e obter apoio.

Por que a divulgação é importante para as fundações?

Os materiais de divulgação são freqüentemente produzidos para projetar a imagem da fundação, para captar recursos ou para aumentar o impacto da fundação sobre uma questão social ou econômica.

  • Projetar uma imagem -- uma fundação pode, por exemplo, publicar um relatório anual para informar o pÙblico sobre suas realizações
  • Captação de recursos -- muitas fundações estabelecem uma forte ligação entre a captação de recursos e sua capacidade de divulgar o que está sendo executado
  • Aumentar o impacto -- uma fundação pode usar a divulgação como meio de iniciar um diálogo com o pÙblico ou de chamar atenção para uma questão social ou econômica. Dessa forma, a divulgação torna-se parte dos programas da fundação.

Com Quem As Fundações Querem Se Comunicar?

As fundações destacadas neste capítulo procuram se comunicar com os beneficiários de suas doações, com seus financiadores e com o pÙblico em geral. A Philippine Business for Social Progress e a Fundação Abrinq são bem sucedidas no contato com empresas, a Fundación Esquel Ecuador (FEE) promove o setor sem fins lucrativos no Equador e a Social Change Assistance Trust (Scat) se concentra em desenvolver valores e entendimento compartilhados nos grupos comunitários que apóia.