Construindo Pontes Entre Setores

Esta seção volta à questão do papel fundamental que as fundações podem desempenhar ao construir pontes entre a sociedade civil, o governo e o setor empresarial. Alguns dos exemplos descritos influenciaram a política nacional, enquanto outros causaram impacto local.

  • Exemplo 1: Aumentando a responsabilidade social corporativa e individual
    Fundación Esquel Ecuador
  • Exemplo 2: Uma comissão multissetorial para reformar o ensino médio
    Puerto Rico Community Foundation
  • Exemplo 3: Promovendo parcerias pelo meio ambiente
    Foundation for the Philippine Environment
  • Exemplo 4: Exercendo um papel de liderança na criação de parcerias
    Children and Youth Foundation of the Philippines

Que papéis as fundações podem desempenhar na construção de pontes entre os setores?

    Resumo

  • As fundações podem desempenhar um papel fundamental na promoção da colaboração entre organizações da sociedade civil e governos. Isso pode ocorrer no plano nacional e local. A colaboração traz vários benefícios. Primeiro, ela traz para as agências governamentais habilidades e idéias inovadoras nas áreas de planejamento de políticas sociais e de fornecimento de serviços ao pÙblico. Segundo, ela permite que as organizações da sociedade civil tenham acesso a informações e recursos que aumentem sua eficácia. Terceiro, ela assegura que as instituições pÙblicas e privadas estejam trabalhando em direção a uma meta comum, evitando a duplicação de esforços e assegurando o máximo de impacto.
  • As fundações, principalmente as corporativas, estão em uma posição privilegiada para facilitar a colaboração entre as organizações da sociedade civil e o setor empresarial. Essa colaboração pode beneficiar a sociedade civil trazendo habilidades e recursos adicionais para áreas como a administração financeira, o gerenciamento de crédito e o marketing. O setor empresarial, por sua vez, se beneficia dos conselhos das organizações da sociedade civil sobre como fortalecer o impacto de seus programas comunitários.
  • O trabalho como membro em conselhos pode ser um fator fundamental para facilitar a criação de parcerias com outros setores. As fundações que têm em seus conselhos representantes de peso de diferentes setores estão em vantagem para promover colaboração e parcerias entre setores. Elas podem usar uma ampla rede de contatos pessoais para criar oportunidades e gerar confiança.

As fundações podem desempenhar um papel importante ao criar oportunidades para que as organizações da sociedade civil melhorem sua comunicação com o governo e o setor privado e trabalhem em conjunto sobre agendas em comum. Duas formas freqüentes de se criar pontes entre os setores são:

  • Reunir pessoas que trabalham com questões semelhantes dentro de um mesmo setor e entre setores através da promoção de reuniões, workshops, grupos de trabalho e outros fóruns.
  • Criar parcerias, relações de colaboração e responsabilidade mÙtuas entre indivíduos ou grupos para atingir uma meta comum, que resultará em um maior impacto econômico ou social

Criando pontes entre a sociedade civil e o governo

Na maioria dos casos citados nesta seção, as fundações buscaram colocar em contato agências governamentais nacionais e locais e organizações da sociedade civil. Em vários exemplos, a sociedade civil e o governo estão tentando resolver as mesmas questões sociais e econômicas. A colaboração entre eles pode trazer novas idéias e propostas ao cenário da política e pode capacitar as organizações da sociedade civil com novas informações e recursos. Ambos os lados se beneficiarão a longo prazo.

Os exemplos das duas fundações das Filipinas mostram que as fundações podem exercer a função de ajudar organizações independentes da sociedade civil a conquistar seu espaço. Alguns elementos que facilitaram sua função de criar ligações com o governo foram:

  • Bons contatos com funcionários influentes que vêm demonstrado interesse em colaborar com a sociedade civil
  • Flexibilidade programática para aproveitar as oportunidades quando elas aparecem
  • Um histórico de conquistas em lidar com questões sociais
  • Recursos para investir em processos que envolvam riscos e que possam levar um tempo considerável para gerar resultados

Construindo ligações entre a sociedade civil e empresas

A experiência mostra que as fundações podem desempenhar um papel fundamental na ajuda ao setor privado e na capacitação de empresas e empresários para que desempenhem uma função mais eficaz em lidar com questões sociais urgentes. Fundações como a Philippine Business for Social Progress, que foram criadas pelo setor empresarial, têm uma vantagem, é claro. Outras fundações que não têm origem empresarial enfrentam um desafio maior ao desenvolver parcerias com esse setor.

Os exemplos de três fundações não corporativas, a Fundación Esquel Ecuador (FEE), a Puerto Rico Community Foundation (PRCF) e a Foundation for the Philippine Environment (FPE), que envolveram o setor corporativo em parcerias, são discutidos nesta seção. Outro caso é o da Children and Youth Foundation of the Philippines (CYFP), que promoveu parcerias em torno das necessidades de crianças e jovens nos níveis local e nacional.

Esses exemplos mostram que as ligações entre os setores foram criadas em vários níveis onde não existiam antes. Essas conexões, por sua vez, geram novos recursos, novas iniciativas políticas e aprimoram o compartilhamento de informações e recursos. As fundações têm a liberdade para correr riscos onde outras instituições, principalmente as governamentais, podem sofrer maior limitação. A criação de parcerias exige os melhores esforços por parte das fundações para facilitar o compartilhamento de propósitos e objetivos.