Escolhendo a Estrutura e a Missão

A seção a seguir explora decisões-chave que os criadores de fundações precisam tomar ao fundar suas organizações.

  • Exemplo 1: Definindo a missão e os objetivos
    Fundación Esquel Ecuador
  • Exemplo 2: Institucionalização da visão de um fundador
    Child Relief and You, India
  • Exemplo 3: Missão, visão e papéis
    Foundation for the Philippine Environment

Que decisões precisam ser tomadas a respeito da estrutura?

Resumo

  • Desenvolver as declarações de visão, de missão e de objetivos ajuda a definir o foco da sua organização. Quando se cria uma organização, é essencial ter um foco claro. O processo de definir a visão, a missão e os objetivos pode servir para esclarecer os objetivos e encontrar um nicho para a organização. Os apoiadores da fundação irão querer garantias de que a nova organização tem uma idéia clara do que deseja fazer e que não vai repetir iniciativas já existentes.
  • Um processo participatório de definição da visão, da missão e dos objetivos pode servir para disseminar a mensagem e conquistar um apoio mais amplo. As missões têm um papel-chave na comunicação: elas transmitem a outros grupos quem é a fundação (identidade), o que ela faz (objetivo) e por que ela está fazendo isso (valores). Ao incluir diferentes participantes no processo de definição, os fundadores podem atrair investimentos de importantes agentes locais e internacionais. A Fundación Esquel-Ecuador (FEE), por exemplo, realizou um workshop nacional no Equador para disseminar a idéia da fundação e receber comentários de agentes locais. Ela promoveu também um segundo workshop com organizações nacionais para o desenvolvimento social, com fundações da América Latina e organizações e fundações internacionais. Ambas as atividades serviram para esclarecer o papel da fundação e conquistar apoio nacional e internacional.
  • Uma visão e uma missão claras podem demonstrar o nível de consolidação institucional da organização. A capacidade de articular e documentar uma visão, missão e objetivos claros pode demonstrar a maturidade da organização. Por exemplo, durante os 10 primeiros anos da organização Child Relief and You, da Índia, a visão e a missão da fundação estavam incorporadas em seu fundador, Rippan Kapur, e não eram escritas. Quando a organização cresceu e amadureceu, houve a necessidade de elaborar as declarações de visão, de missão e de objetivos para institucionalizar a organização e mostrar que ela era uma entidade independente de seu fundador.

As fundações de financiamento de projetos sociais compartilham algumas ou a maioria destas características: elas podem ser organizações sem fins lucrativos, não-governamentais, isentas de impostos, de serviços pÙblicos e podem ter um conselho diretor independente. O corpo diretor pode representar os interesses dos pÙblicos locais (nacionais ou regionais), às vezes com representação internacional. Algumas têm fundos patrimoniais permanentes.

Definindo a instituição

As declarações de visão são usadas junto com a declaração de missão para expressar como o mundo será diferente em decorrência do trabalho da fundação. Pode-se encontrar um exemplo de declaração de visão na seção dedicada à Foundation for the Philippine Environment. A declaração emana freqüentemente da visão dos fundadores ou da liderança de uma fundação e geralmente inclui:

  • Identificação de problemas particulares e busca de soluções a longo prazo
  • Possíveis soluções Uma declaração de visão pode atender a vários objetivos:
  • É uma ferramenta de recrutamento e planejamento
  • Pode ser usada para atrair a liderança de alto nível necessária para garantir o êxito da fundação e para estimular o interesse de doadores e voluntários
  • Pode ser um passo na articulação de uma declaração de missão.

As declarações de missão são declarações formais que fornecem orientação para programas e estratégias e transmitem a identidade e o objetivo da organização com o propósito de ampliar seu financiamento e sua clientela social. As declarações de missão de financiadoras de projetos sociais geralmente incluem informações sobre os seguintes pontos:

  • O objetivo social da fundação
  • Seus valores e identidade
  • Sua função

As missões às vezes incorporam o papel idealizado para a fundação de catalisador social e econômico. As missões geralmente transmitem:

  • O que somos
  • O que fazemos
  • Por que fazemos isso
  • Para quem/com quem (incluindo fronteiras geográficas)
  • Como fazemos isso (definição temática, processo, etc.)

Formular uma declaração de missão, entretanto, nem sempre é fácil. As declarações de missão muitas vezes procuram ir além da mera explicação sobre o que é uma fundação e englobam os valores defendidos pela fundação, os sonhos e os compromissos dos fundadores. A articulação do objetivo de uma fundação é um processo contínuo e em evolução, como definem e expressam os fundadores e seus conselheiros nos primeiros memorandos e correspondências, em workshops de consultoria, em documentos de conceito, em estudos de viabilidade e nos documentos de fundação. As declarações de missão não são documentos estáticos, mas estão no centro do processo de tomada de decisões: a missão é o ponto ao qual sempre se retorna, como membro do Conselho de Curadores, Presidente ou funcionário.

Objetivos

Os objetivos são declarações de metas específicas que a fundação planeja cumprir. Essas metas podem ser monitoradas, quantificadas, mensuradas e avaliadas. Nos documentos da fundação, elas devem acompanhar ou seguir estreitamente a declaração de missão e explicar o que a fundação planeja fazer para cumprir sua missão ou concretizar sua visão. O modo como isso será feito é articulado em propostas, planos anuais e através de descrições de estratégias de programas. Os objetivos são freqüentemente acompanhados por estratégias, que são declarações de natureza mais operacional que fornecem um instrumento/modo de alcançar os objetivos declarados da fundação. Os objetivos e estratégias serão examinados no Capítulo 3 deste livro.

Observação sobre o registro de uma fundação

Na maioria dos países existe um órgão estatutário encarregado de supervisionar e, em alguns casos, estimular o setor filantrópico (freqüentemente chamado "beneficente"). Em países onde não exista esse tipo de entidade, os fundadores podem precisar negociar com seus governos para encontrar um "espaço" para suas fundações. Para obter informações sobre como registrar uma fundação de financiamento de projetos sociais, os fundadores podem procurar um conselho de ONGs em seus países ou um centro de filantropia em suas regiões (alguns estão listados na bibliografia).