Criando uma Ponte Financeira Para o Setor Privado

Esta seção descreve diversas abordagens utilizadas para a criação de uma ponte financeira entre o setor privado e as iniciativas de desenvolvimento comunitário.

  • Exemplo 1: Angariando apoio

    Resumo

    • O compromisso de alguns poucos líderes empresariais e empresas pode ajudar uma fundação a obter o apoio e o envolvimento de outras empresas. No caso das fundações analisadas nesta seção, o envolvimento de líderes empresariais desde os estágios iniciais do processo foi um elemento essencial para o seu sucesso em obter o apoio de empresas. Essas pessoas atraíram outros líderes empresariais através de seus contatos pessoais e de demonstrações concretas por parte de cada fundação sobre o que ela faria com o apoio oferecido pelas empresas. No caso da FDC, o apoio de uma corporação multinacional estimulou as empresas locais a fazerem doações.
    • Uma abordagem bem-sucedida deixa claro o que uma empresa ganha em troca de seu apoio e envolvimento. As empresas podem se beneficiar, assim como todos, de uma sociedade na qual os trabalhadores tenham um melhor nível educacional e vivam em condições saudáveis e na qual os consumidores tenham recursos para comprar seus produtos. A PBSP deixa clara essa relação entre as empresas e a sociedade em sua Declaração de Compromissos. Ao canalizar doações para as comunidades que delas necessitam, conectar as empresas aos líderes do governo e de ONGs e identificar oportunidades para que as empresas exerçam e façam publicidade de sua filantropia, as fundações oferecem, além da responsabilidade corporativa, serviços valiosos às empresas ao mesmo tempo em que perseguem seus próprios objetivos. A Abrinq oferece o uso de selos para empresas que adotam boas práticas sociais. O selo pode atrair os consu-midores para os produtos da empresa e com isso ajudar suas práticas de marketing.
    • A fundação pode definir seu papel como o de uma ponte entre as necessidades e os interesses da sociedade civil e das empresas. O relacionamento entre as empresas e as organizações da sociedade civil é às vezes caracterizado pela diferença de objetivos e por conflitos. Parte do papel desempenhado pela Abrinq e pela PBSP foi encontrar soluções em que ambos os setores pudessem sair ganhando. As fundações têm o cuidado de deixar bem claro que elas oferecem serviços para ambos os setores. Elas acreditam que uma sociedade sadia valoriza tanto as contribuições das empresas quanto as das instituições sem fins lucrativos.
    • Uma equipe profissional que se relacione bem tanto com líderes de empresas quanto com os de organizações sem fins lucrativos é um elemento fundamental para o sucesso da colaboração entre as empresas e a fundação. A Abrinq e a PBSP recrutaram equipes altamente profissionais e investiram em treinamento para ajudá-las a criar bons laços entre seus parceiros nas empresas e nas entidades sem fins lucrativos. Elas têm membros da equipe que são responsáveis pela captação de recursos, pelo marketing e pelos serviços prestados aos associados, assim como pelos programas de doações e outros.
    Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (Moçambique)
  • Exemplo 2: Parcerias e colaborações associadas a programas
    Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (Brasil)
  • Exemplo 3: Uma ponte entre as empresas e as comunidades
    Philippines Business For Social Progress

Por que as empresas fazem doações?

 

A resposta curta e objetiva é que se as empresas atuassem em um vácuo social elas poderiam não fazer nenhum tipo de doação. O economista Milton Friedman adverte que o negócio das empresas é gerar lucros, e não resolver problemas sociais e econômicos. Apesar disso, as empresas são parte fundamental da sociedade e não atuam no vazio. Os lucros e a estabilidade de uma empresa são influenciados por fatores sociais, econômicos e ambientais, que definem o mercado e o contexto em que ela atua. As razões pelas quais as empresas se envolvem são tão diversas quanto os tipos de empresas existentes. Nos apêndices estão listadas algumas fontes de informações adicionais sobre filantropia corporativa. Pode ser conveniente, entretanto, ter em mente algumas poucas observações gerais sobre filantropia corporativa ao redor do mundo:

  • Algumas empresas buscam formas de associar suas doações aos seus negócios. Os exemplos deste capítulo indicam que isso pode ser uma tendência
  • Algumas empresas criam fundações doadoras independentes que gerenciam o total ou parte de suas doações
  • As empresas multinacionais, em sua maioria, não fazem doações do mesmo nível fora de seus países de origem. Da mesma forma, muitas empresas associam suas doações às comunidades onde seus funcionários vivem ou onde seus mercados estão concentrados
  • As empresas podem doar algo mais que dinheiro. Elas podem também oferecer serviços e experiência administrativa, produtos, voluntários, publicidade e aconselhamento
  • Além de pedir doações, compartilham oportunidades captação de receitas através da prestação de serviços ou venda de produtos. Por exemplo, arrendar o nome ou o logotipo "sem fins lucrativos" para vender um produto pode ser potencialmente mais lucrativo e sustentável a longo prazo do que pedir contribuições em dinheiro

Como as fundações solicitam colaborações das empresas?

Para envolver as empresas, as fundações doadoras conceberam uma série de abordagens, que vão de solicitações de colaboração em produtos ou prestação de serviços (ex.: computadores ou transporte) a campanhas pelos direitos dos funcionários e marketing ligado à causa. As três fundações analisadas neste capítulo foram bem-sucedidas em conquistar uma posição sólida em relação à filantropia corporativa ou "investimento social" em seus países. A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), de Moçambique, construiu uma sólida reputação como canal de financiamento responsável e confiável para as iniciativas de desenvolvimento comunitário em seu país. A Philippine Business for Social Progress (PBSP), que foi criada por empresários socialmente responsáveis das Filipinas, está agora em sua terceira década de existência como uma associação que oferece uma plataforma para ações conjuntas de empresas e arrecada somas consideráveis a partir de contribuições corporativas e taxas pagas pelos associados. No Brasil, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança também foi criada com o apoio de líderes empresariais. Através de sua abrangência, ela obteve o apoio de uma ampla base de empresas e cidadãos brasileiros.

Em cada um desses exemplos acima, as fundações ofereceram às empresas que procuravam envolver uma visão ampla do impacto social que elas poderiam causar e oportunidades concretas para agir. Elas se especializaram também, em grande medida, em ser uma ponte entre empresas e comunidades. Nenhuma dessas iniciativas visava um contato único. Eles representam uma estratégia fundamental que reúne líderes empresariais e comunitários para em conjunto resolver problemas e fortalecer as iniciativas da comunidade.