Foundation Building Best Practice
Comunicação e Abrangência
Outubro 2001

Este é um extrato do livro Criação de Fundações. Um guia prático baseado em experiências na África, Ásia e America Latina.
 
Download printable PDF copy (1,523K) of this document, including source material on the foundations mentioned.
 

O livro, Criação de Fundações, foi escrito por A. Scott DuPree e David Winder com Cristina Parnetti, Chandni Prasad e Shari Turitz.

Este capítulo examina as diferentes abordagens adotadas pelas fundações para divulgação e expansão de seus trabalhos.

O que é um Plano de divulgação?

Resumo

  • Uma avaliação dos esforços de divulgação pode ser um bom ponto de partida para se pensar estrategicamente sobre esses esforços e fortalecêlos. Nos estágios iniciais do desenvolvimento de uma instituição, é um desafio freqüente encontrar recursos humanos e financeiros para empreender um esforço de divulgação significativo. Com o passar do tempo, entretanto, a fundação irá provavelmente perceber que investir em divulgação é cada vez mais importante para sua credibilidade. A FEE iniciou seu processo de aprimoramento e aprofundamento de seus esforços de divulgação a partir do resultado de uma avaliação.
  • Peças de divulgação visuais, cartazes, vídeos e eventos podem ajudar a atingir um público mais amplo, além de poderem ser traduzidos de modo a alcançar diversas clientelas. Além de selecionar uma mídia estratégica para alcançar os beneficiários nas áreas rurais da África do Sul, A Scat divulga seu trabalho em vários dialetos locais do país.
  • Reconhecer conquistas importantes e fazer publicidade em torno delas estimula outros a fazerem o mesmo. A cerimônia anual de premiação da Fundação Abrinq é um exemplo de como reconhecer os esforços que a fundação quer apoiar e promover. Esse reconhecimento social dá credibilidade a esses esforços e promove a conscientização.
  • A divulgação dos comentários e opiniões de pessoas de fora da fundação pode ser uma forma eficaz de demonstrar responsabilidade. A PBSP, por exemplo, inclui o relatório de um avaliador externo de programas no seu relatório anual. A FEE conta sua história através de relatos dos habitantes das áreas rurais e de ativistas sociais de todo o Equador. Além de mostrar que as fundações estão realmente sendo fiéis a seus princípios, esse método de exposição torna a leitura mais envolvente.
Um Plano de divulgação é a forma pela qual uma fundação, através de uma variedade de materiais de divulgação, torna seus objetivos e programas conhecidos a fim de influenciar ações ou obter apoio. Alguns exemplos de materiais de divulgação são:

Por que a divulgação é importante para as fundações?

Os materiais de divulgação são freqüentemente produzidos para projetar a imagem da fundação, para captar recursos ou para aumentar o impacto da fundação sobre uma questão social ou econômica.

Com Quem As Fundações Querem Se Comunicar?

As fundações destacadas neste capítulo procuram se comunicar com os beneficiários de suas doações, com seus financiadores e com o público em geral. A Philippine Business for Social Progress e a Fundação Abrinq são bem sucedidas no contato com empresas, a Fundación Esquel Ecuador (FEE) promove o setor sem fins lucrativos no Equador e a Social Change Assistance Trust (Scat) se concentra em desenvolver valores e entendimento compartilhados nos grupos comunitários que apóia.